Um tour pelas cidades históricas do México

Um tour pelas cidades históricas do México

Quem não viaja… não tem boas histórias para contar! E para quem é curioso e gosta de saber mais sobre as histórias de um país, além de tirar belas fotos, tem muito a conhecer no estado de  Guanajuato, no México. No post de hoje você vai conhecer um pouquinho mais sobre a cidade de Dolores Hidalgo, que é o berço da independência mexicana.

Hotéis no México – CLIQUE AQUI.

Fundada entre 1547 e 1548, a cidade está quase 2 mil metros acima do nà­vel do mar e possui cerca de 135 mil habitantes. Prédios históricos, estátuas e igrejas se mesclam ao clima  interioriano  e à  movimentação turística. Com um clima mais fresco, é uma cidade que merece ser percorrida a pé e ser apreciada em cada detalhe. Aos turistas que gostam de comprar  souvenirs  para presentear amigos e familiares, é um bom local para achar artesanatos – em sua grande maioria feitos de porcelana com personagens e objetos bem tà­picos do México, como caveiras, saleiros em formatos de chapéu, azulejos com a imagem da Virgem de Guadalupe, entre inúmeras opções bastante criativas.

Um dos principais pontos turísticos é a Igreja Nossa Senhora das Dores e a praça principal da cidade. É comum ver manifestaõees populares nas ruas, com passeatas, pessoas tocando instrumentos e vestindo trajes tà­picos. A sensação é de voltar ao passado e adentrar em filmes ou novelas mexicanas. Aos que gostam de museus, recomendamos a visita ao Museu José Alfredo Jimenez, que traz a história de um grande à­cone da música popular mexicana (de acordo com o guia local é como se fosse um   Roberto Carlos do México),   José Jimenez, nascido em Dolores Hidalgo. Fotos, trajes do cantor, som ambiente e  paineis  com letras românticas (mais doloridas que música sertaneja de raiz) podem ser conferidas pelo turista nas salas que compõem o museu.

A parte mais gostosa do passeio é a degustação das  Nieves  (sorvete), comercializadas em várias barraquinhas da cidade, com diversos sabores: de  capuccino  à  tequila.

Todo este roteiro pode ser feito tranquilamente em uma manhã, sem pressa. Após o tour histórico, recomendamos um passeio no Vinhedo  Cuna  de  Tierra. Lá os turistas podem conferir todos os processos de produção do vinho: da colheita ao produto final (detalhe: as uvas podem ser degustadas diretamente nas plantaõees e são uma delà­cia). O tour é feito numa espécie de caminhonete   bem grande e guiado por um simpático senhor que oferece informações durante todo o percurso. Após o passeio na fazenda, a parte mais saborosa: degustação dos vinhos da casa, acompanhado de deliciosas “tapas” [ aperitivos para serem degustados com vinho] preparadas especialmente pelo chef da  venà­cula. Acha que acabou por aà­?! Depois de tantas surpresas fomos agraciados com uma deliciosa sobremesa com bolinho de chocolate cremoso, sorvete e frutas vermelhas. Aos curiosos de plantão: a empresa sedia anualmente uma festa chamada Born  to  be  Wine, uma espécie de  Oktober  Fest  mexicana, só que regada a (bastante) vinho!

Mais informações sobre visitas e tour pela  venà­cula  podem ser obtidas no site:  https://cunadetierra.com.mx/

No retorno de Dolores Hidalgo para São Miguel  Alende, pela rodovia, vocês vão encontrar o belo Santuário de  Antononilco  (pausa imperdà­vel para registro fotográfico):

Templo barroco do século XVIII, foi inspirado no Santo Sepulcro, situado em Jerusalém. É dedicado a Jesus Nazareno, casa que serviu como Exercà­cios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. O Santuário é mundialmente conhecido por ser parte da história da Independência do México, quando o padre Miguel Hidalgo levou uma bandeira com a imagem da Virgem de Guadalupe como bandeira do exército insurgente. A construção recebe a cada semana para mais de 5 mil pessoas de todo o mundo, atraà­dos pela sua arquitetura e pinturas murais.

Gostou de Dolores Hidalgo? Este é só o começo de nosso tour pelas cidades históricas do México.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *